quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Braga, Sé



Três postais da Sé de Braga: a mesma perspectiva mas todos diferentes

7 comentários:

E. disse...

Que engraçado, não fazia ideia que onde hoje se situa o Rossio da Sé existiu em tempos uma rua!! Sabe quando foi demolida? E qual é a data do postal?
Obrigado, E.L.

E. disse...

Nem que a Sé tinha tido um relógio!! :)

jmc disse...

A existência de uma rua onde agora existe o rossio foi também o que me espantou mas pouco (ou nada) sei acerca desse pormenor e aproveito a onda para que se alguém souber se pronuncie. Quanto à data dos postais os de Bernardo e Manoel Carneiro (salvo erro irmãos) são da primeira década de 1900; o outro não sei mas julgo ser mais ou menos da mesma época.

E. disse...

Essa deve ter sido mais uma das ruas medievais de Braga que foi arrasada no final do séc.XIX, começo do séc. XX.
Ainda mais espantoso que esse postal é o da muralha do castelo de Braga! Parece que somos levados para um qualquer cidade medieval! Não foi só a muralha destruída,mas também esse edifício adjacente, com uma paragem da via sacra!
Já agora como consegue arranjar esse postais? Guardo todas as imagens antigas de Braga que encontro pela Internet e nunca tinha visto nada que se parecesse com essas duas! Parabéns pelo achado.

jmc disse...

Estes e outros postais pertenciam na sua maioria ao bisavô da minha mulher, que foi coleccionando ao longo das primeiras décadas do SeC XX. Depois de alguma "voltas" e de estarem enfiados numa gaveta durante algum tempo, achamos que a melhor forma de lhes dar alguma utilidade era colocá-los onde pudessem ser vistos por qualquer pessoa - e claro nada mais prático que um blog.

Anónimo disse...

Ola amigo e conterraneo!
Verifiquei que tem verdadeiras preciosidades da nossa terra, e tenho a ousadia de lhe fazer um pedido bem menos antigo, mas nao esta a ser facil conseguir!
Por acaso nao tera uma foto antiga, anos 60, da confeitaria Sabia?
Ficar-lhe-ia imensamente grata se me conseguisse!
Nao posso retribuir com "figurinhas" que as unicas antigas que tenho, do genero das que tem, sao so de Amarante, embora eu nao tenha nenhuma ligacao directa a esse local!
Grata pela atencao que possa dispensar............
M.P.Castro

jmc disse...

Olá Marie

Peço desculpa no atraso da resposta mas só agora vi o seu comentário.
Infelizmente, da data pedida não tenho imagens nenhumas.

Cumprimentos e volte sempre.

JMC